Bem meus amigos, mais um ano que se vai e como é de praxe venho até aqui falar das coisas boas e ruins que ocorreram nos cinemas durante esses 365 dias que se passaram. Não posso dizer que foi um ano sensacional, pois tivemos vários problemas durante o caminho, mas diria que foi no geral um ano bom. Tivemos muitos filmes ruins que atrapalharam a média, mas também muitos filmes que nos emocionaram, e principalmente cumpriram com a expectativa criada logo que ficamos sabendo de sua existência. Claro que como muitos já sabem, além de cinema, sou aficionado por números, então vou colocar alguns aqui hoje para exemplificar como foi esse ano que acaba hoje.
O blog felizmente após a mudança de visual e algumas parcerias bacanas, acabou atraindo um público maior, e dessa forma felizmente posso dizer que nesse quesito me sinto honrado por terem passados por aqui neste ano mais de 172 mil pessoas até hoje que estou escrevendo, o que representou um aumento 86% em relação ao ano anterior, isso sem nem fazer nenhuma promoção como costumava fazer nos anos anteriores (o que é uma pena devido essa nova legislação de promoções, espero em breve arrumar alguma forma de fazer novamente). E ainda me assusta mais ainda por pensar que na média tive 420 visitas por dia, um número que nunca imaginei alcançar. Vamos ver o que vai rolar nesse próximo ano, afinal posso dizer sem dúvida alguma que isso só me motivou mais ainda continuar vendo mais e mais, procurando falar o quanto antes o que achei de cada filme, numa visão mista entre o técnico que conheço por já ter produzido alguns filmes, com a paixão pelo cinema e pelo resultado de emoções que causa nas pessoas que estão em cada sessão.
Mas vamos lá falar de mais números. Na velocidade que iniciou o ano com uma quantidade enorme de filmes, podia jurar que em 2014 veria muito mais filmes que em 2013, mas infelizmente nós de Ribeirão Preto no segundo semestre tivemos uma tristeza gigantesca com o fechamento do Cine Belas Artes, e com isso diversos filmes artísticos que só passariam lá, por ter cópias ainda em película, ficaram sem passar nos cinemas comerciais da cidade, e com isso a quantidade também foi bem reduzida. Felizmente pulei apenas os shows no cinema, e só perdi um único filme da Mostra Internacional ("A Gangue") por ter outro compromisso com o cinema no mesmo dia, debatendo outro filme, então essa foi a única crítica de todos os longas que estrearam na cidade que fiquei devendo para os leitores do blog. Encerrei o último filme do ano no sábado, o que resultou em um número bem engraçado de 222 filmes, que em média dei notas 7,11 coelho, o que posso dizer ser até razoável, mas para exemplificar melhor tivemos:
- 14 filmes com nota 10
- 37 filmes com nota 9
- 61 filmes com nota 8
- 41 filmes com nota 7
- 25 filmes com nota 6
- 26 filmes com nota 5
- 7 filmes com nota 4
- 5 filmes com nota 3
- 3 filmes com nota 2
- 3 filmes com nota 1
Outros números interessantes foi que tivemos no ano 41 longas utilizando a tecnologia 3D, alguns apenas de enfeite, outros realmente deixando a labirintite atacada ao extremo, ou seja, quase 19% do que veio para o interior foi dessa forma, o que mostra que ainda é uma tendência já que em 2013 tivemos 38 longas com a tecnologia. E outro número que me deixa bem feliz é que tivemos 50 longas nacionais exibidos aqui nesse ano contra 37 do ano passado, um aumento de 35% e olha que muitos grandes acabaram nem vindo para cá por problemas de distribuição.
Bem, dito isso, com certeza muitos já estão perguntando qual filme foi o melhor e o pior do ano, e isso é algo muito difícil de dizer, pois adoro diversos estilos e gostei de muitos filmes, mas inegavelmente o fechamento do "O Hobbit e a Batalha dos Cinco Exércitos" teve produção monstruosa, roteiro bem encaixado e fez com que esse Coelho se emocionasse muito, então colocaria ele no topo, mas vou citar mais alguns logo abaixo dando uma categorização para melhor algo, no estilo Oscar do Coelho. E "framboesando", não há dúvidas que os três nota 1 foram os piores generalizadamente: "Tsili", "Educação Sentimental" e "Causa e Efeito", mas também vou dar alguns prêmios abaixo.
Então vamos lá com o Oscar e o Framboesa do Coelho:
- Melhor Filme Nacional: "Trash - A Esperança Vem do Lixo"
- Melhor Animação: "Como Treinar Seu Dragão 2"
- Melhor Documentário: "Marina Abramovic: Artista Presente"
- Melhor Filme Artístico: "Alabama Monroe"
- Melhor Efeito 3D: "Transformers: A Era da Extinção"
- Pior Filme Nacional Blockbuster afinal já citei dois acima: "Vestido Pra Casar"
- Pior Animação: "Khumba"
- Pior Documentário: "São Silvestre"
- Pior Filme Artístico: "O Estranho Caso de Angélica"
- Pior Efeito 3D: aqui caberia vários, mas vamos de "Khumba" novamente
Desejo um ótimo 2015 para todos, com muitos filmes, bons de preferência, e que continuem visitando aqui para discutirmos mais sobre tudo dessa arte que sou tão apaixonado.
Abraços e até sexta com mais estreias por aqui!!
Fernando Coelho
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...