1917

1/19/2020 02:24:00 AM |

Sabe aqueles filmes que nossos olhos não conseguem sair da tela acompanhando cada momento da trama, se envolvendo, e praticamente participando dos atos? "1917" pode ser mais um desses que entrará nessa lista, pois a história do filme em si é simples e já vimos em outros filmes de guerra, de alguém tentar levar uma mensagem para outro batalhão, ou então ir em busca de alguém atrás de uma linha inimiga, e por aí vai, mas a grande sacada do diretor e roteirista Sam Mendes foi a de criar um filme aonde praticamente somos a sacola do protagonista, ou melhor, o câmera contratado para acompanhar ele e se virar para sobreviver retratando cada um dos segundos respirados ofegantemente por ele para atravessar praticamente seis grupamentos de batalhões, em diferentes pontos no meio da linha de guerra, para entregar uma mensagem de cancelamento de um ataque, e isso é feito de uma maneira tão brilhante num plano-sequência quase que integral (dá para notar as cenas de respiro em lugares escuros, ou pulos na água, ou viradas estratégicas, mas nada que atrapalhe felizmente o estilo do filme), que acabamos nos envolvendo com tudo em cena, com os mortos espalhados, com as casas destruídas, com o ambiente em si, e o resultado ganha muita força. Ou seja, é quase que uma mistura de vários outros filmes do estilo, mas que brilhantemente foi escolhido uma forma nova de entregar isso, e o resultado acaba esplêndido pela consequência dos atos em si, tanto para o personagem principal, quanto para o público, o que mostra que funcionou.

O longa nos conta que em um dos momentos críticos da Primeira Guerra Mundial, dois soldados britânicos Schofield e Blake recebem uma missão aparentemente impossível. Em uma corrida contra o tempo, os soldados devem cruzar território inimigo e entregar uma mensagem que cessará o ataque brutal de milhares - entre eles, o irmão de Blake.

Claro que a maior reclamação de um filme de guerra é que todos se parecem muito, afinal praticamente todos os filmes retratam ou a primeira ou a segunda guerra da forma que ocorreram, então não temos como ser inventivos demais, mas aqui ao trabalhar de uma forma quase teatral, por seguir tudo em um plano maravilhoso de diversas cenas sequenciais, com personagens passando pelos protagonistas, mortos espalhados pelo chão, cidades e destroços enlameados, o resultado vai sendo de uma fluidez tão interessante que acabamos vibrando e quase parando nossa respiração para conseguir acompanhar o protagonista na maioria de suas cenas, e cada ato que o diretor Sam Mendes nos presenteia na tela é algo para vivenciar, para se envolver, e que vamos nos lembrar certamente quando vermos um novo filme de guerra que iremos reclamar da falta de envolvimento. A sacada do diretor de fazer seu filme dessa forma foi tamanha que não chega a ser um incômodo a câmera para nós, os protagonistas em momento algum ficam parecendo artificiais (e merecem palmas por isso), e toda a figuração é tão bem orquestrada que é quase um desfile luxuoso de guerra passando pela telona, o que resultou em algo bem lindo de ver, e que certamente vale uma segunda conferida.

Sobre as atuações, basicamente só temos de falar da excelente performance de George MacKay com seu Schofield, que trabalha tanto suas expressões que ficamos de queixo caído a cada momento seu, pois o jovem não apenas se adequou a cada ato, como se jogou de corpo e alma em todas as cenas do filme, pulando na água, caindo areia a rodo em cima dele, se enlameando, correndo desenfreadamente com tudo explodindo ao seu redor, ou seja, acreditou completamente na proposta do diretor e fez trejeitos perfeitos nessa bagunça toda, algo que só grandes atores teatrais conseguiriam trabalhar tão bem, e dessa forma chega a ser até injusto não estar vendo seu nome nas listas de premiações, pelo menos como indicado, mas isso vai se reverter em bons projetos depois, pois o garoto merece. Da mesma forma Dean-Charles Chapman conseguiu brincar com seu Blake de uma maneira mais carismática, como um personagem dinâmico e divertido, mas que consegue passar segurança nas cenas que faz, mesmo que tenha agido de maneira burra nos dois principais momentos seus, mas isso é uma questão de roteiro, e ele fez bem. Quanto aos demais, a maioria faz rápidas participações, algumas mais importantes, outras menos, de modo que até temos grandes nomes como Benedict Cumberbatch, Colin Firth, Mark Strong, Richard Madden, Andrew Scott, mas todos soaram como meros figurantes de luxo, e que não merecem destaque na trama.

Quanto do conceito visual, outro show, afinal precisaram preparar tudo como se fosse teatro mesmo, pois a câmera vai passando e tudo acontecendo, ou seja, uma organização de nível máximo, e com isso escolheram ambientes bem abertos para que tudo fosse grandioso, cenários destruídos bem colocados, fogo na medida em alguns momentos, explosões precisas para não arremessar nenhum protagonista nem figurante, muitos elementos cênicos espalhados para que a trama incorporasse uma densidade maior ainda, e principalmente figurinos bem marcados com tudo pronto para envolver. Claro que sem uma equipe de efeitos especiais de primeira linha, a trama daria completamente errado, afinal volto a frisar que cada ato é como se fosse um ato de uma peça teatral, então não se permitem muitos erros, e aqui tudo é feito na medida com movimentos marcados e funcionais, e para aqueles que quiserem ver melhor a penúltima cena do longa sendo filmada, fica aqui o link para se envolver ainda mais. A fotografia do longa é sensacional, cheia de sujeiras, de cenas escuras para ter elos de quebra, mas principalmente ousando em ter muitos atos durante o dia para mostrar que foram ninjas nas cenas abertas para que ficassem precisas, sem sombras erradas, e que com muito dinamismo acaba envolvendo demais.

O longa contou ainda com uma trilha preciosíssima de Thomas Newman que dá o tom certo para cada ato, fazendo com que em diversos atos o silêncio até falasse mais alto, e essa sonoridade orquestrada, aliada com uma mixagem perfeita de tiros e explosões fez com que o filme ficasse incrível, porém o grande ato é a versão de "Wayfaring Stranger" cantada por um soldado de uma forma tão deliciosa e envolvente que merecia estar entre os indicados ao Oscar só para podermos relaxar com ela sendo cantada no dia da premiação.

Enfim, é um filme perfeito? Não, pois como disse a história já vimos tantas outras vezes de formas diferentes. Porém a sacada de plano-sequência quase que integral foi tão genial que vale cada momento das quase duas horas de projeção, de modo que valeria a sessão ser aplaudida no final, mas muitos estavam chorando, outros estavam apenas emocionados, e a maioria envolvida com o resultado, e mesmo que causando leves dores de cabeça por não termos cenas de respiro, verei novamente o longa, indico totalmente ele, e torcerei muito pelo diretor nas premiações. Bem é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.

PS: Fiquei muito na dúvida entre dar a nota máxima para o longa, mas senti que faltou um algo a mais para que a perfeição ocorresse, e isso poderia ter acontecido aqui, então vamos com um 9, mas com a sensação de 9,5.

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