Diria que o diretor e roteirista Wregas Bhanuteja foi ousado em cima do tema, mas não quis usar tanto o conceito sexual do abuso em si, deixando bem no ar tudo se tinha rolado ou não algo a mais, seja antes ou durante todo o processo investigativo, tanto que em momento algum a garota é questionada disso, e mesmo nos vídeos depois achados apenas vemos fotos em poses sem ir diretamente em algo ainda mais polêmico, e isso embora seja um "alívio" para sua trama, o resultado seguiu ainda bem formatado, com a intensidade certeira para cada ato, e mesmo não tendo grandiosas atuações, toda a acusação, toda a moral e todo o tema acabam sendo bem pontuados e usados na medida certa pelo diretor, que mostrou ainda que com simplicidade se faz um filme tenso bem aberto para discussões.
Já falei que as atuações não foram tão chamativas quanto poderiam, ficando tudo muito subjetivo nas cenas, e com atores fazendo trejeitos meio que estranhos para cada ato, tendo claro um leve destaque para a protagonista Shenina Cinnamon com sua Sur misteriosa e confusa, alguns atos explosivos de Jerome Kurnia com seu Tariq, todo o envolvimento bem trabalhado por Chicco Kurniawan com seu Amin, e claro pela calma e centralidade que Giulio Parengkuan deu para seu Rama, além de alguns atos soltos bem trabalhados de Dea Panendra com sua Anggu e Lutesha dando vida para a jovem fotógrafa problemática Farah, mas como disse nenhuma grande expressividade que irei lembrar de qualquer um desses atores daqui alguns meses.
Visualmente a trama tem nuances interessantes, mostrando alguns ambientes da faculdade (aliás aula mesmo só uma rápida), alguns comitês e reuniões meio que em tendas (ficou um pouco estranho para falar a verdade, mas como não conheço a cultura vou relevar isso), uma central de fotocópias meio precária, mas aonde passa praticamente todo mundo (o que é comum em faculdades), uma apresentação teatral bem imponente, e uma festa meio que maluca, mas no meio de pessoas de teatro tudo é esperado, e o resultado da equipe de arte foi simples, porém efetivo para representar bem as coisas no país, além de muita fumaça da dengue passando em tudo quanto é canto, ou seja, foram bem, mas poderiam ser ainda mais simbólicos com o fechamento no miolo, que aí o ar crítico chamaria mais atenção.
Enfim, é um filme com um tema fortíssimo e que vale muito a discussão, porém desenvolvido de uma forma não tão expressiva quanto poderia, ao ponto que chama atenção em vários atos, mas em muitos fica mais confuso do que bem trabalhado, e assim o resultado final não impacta o quanto poderia. Diria que é inteligente e intenso, mas faltou um pouco mais de preparo para ser explosivo, porém ainda recomendo ele com muita certeza para todos, para grupos de discussão de abusos, e até mesmo para faculdades, pois é sempre bom prevenir do que arrumar depois, e assim faz valer a conferida. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.
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