Globoplay - Blue Bayou

7/19/2022 12:54:00 AM |

São raros os filmes de drama que me tiram do sério, mas hoje me vi jogando a almofada de cabeça longe na cena que ocorre junto da audiência e na seguinte quando o jovem bate na porta da casa de sua sogra no filme "Blue Bayou", pois é uma trama que nos conecta tanto com os personagens principais, que passa tanto sentimento, que ali o meu chão caiu de tal forma que comecei a ficar irritado, com raiva e confesso que me deu vontade de xingar tudo. Ou seja, diria que o longa é lindíssimo, tem uma essência emocional fortíssima de mostrar a aceitação das origens, de passar a verdade para a família, e claro das leis de deportação americanas que pegaram muitos adultos que foram adotados quando criança e agora não possuem mais direitos, de tal maneira que vamos acompanhando o protagonista, vemos uma cena ridícula de um policial que se mete na vida alheia, e que o diretor conseguiu com tanta maestria transformar algo até que simples numa trama dramática tão interessante que tudo acaba indo muito além, trazendo reflexões e virtudes emotivas perfeitas para uma noite, mas que como vocês viram, vai deixar muitos revoltados com o que ocorre. Sendo assim, é uma trama diferente do usual, com uma proposta perfeita de estilo, e que nem sei se daria para ir além, mostrando que o jovem diretor tem muito potencial, e soube criar algo duro e bonito na mesma proporção.

O longa mostra que Antonio é um cidadão coreano-americano criado na Louisiana Bayou que trabalha arduamente para fazer uma vida para sua família, porém deverá enfrentar os fantasmas de seu passado enquanto descobre que pode ser deportado do único país que ele já chamou de lar.

Diria facilmente que o diretor e roteirista Justin Chon usou boas referências de amigos ou parentes que sofreram com a deportação, e claro o reconhecer natural de pertencer a um lugar, de ter sentido para uma família, de culturas e tudo mais, ao ponto que ele soube ser sutil em determinados momentos, mas também veio com uma foice no pescoço para representar tudo o que desejava nos atos finais, de maneira que não tem como passar a sessão sem sentir algo, pois ele vai nos capturando aos poucos com toda a síntese do personagem, faz com que seu carisma seja entregue, depois nos adoça, depois faz com que ficássemos bravo ao voltar para o crime, mas sem dúvida alguma quem não se revoltar com o policial já pode mandar enterrar o coração, pois é algo totalmente desumano e irritante de nível máximo. Então juntando todas essas sensações, posso falar que sem dúvida o diretor tem um estilo muito forte que se seguir sempre essa linhagem, e essa mão de carisma, quebra e revolta vai detonar futuramente em todos os projetos que fizer.

Agora falando da atuação de Justin Chon, o ator mostrou muita personalidade para seu Antonio, trabalhando bem os trejeitos emotivos, desenvolvendo algumas nuances fortes, mas o que mais chama a atenção é que ele não forçou sentimentalismo em suas cenas, coisa que comumente aconteceria com muitos outros atores, e além disso superou a tradicional falha de atuar e dirigir sem atrapalhar algum dos dois elos, ou seja, deu show no que fez. Estou tão acostumado a ver Alicia Vikander mais imponente, cheia de atitudes, com personagens fortes e intensos, que aqui sua Kathy até parece ser outra pessoa, pois a jovem mãe não transparece tanto suas emoções, mas cria dinâmicas e cenas bem boas com o protagonista, chamando muita atenção em tudo. Linh-Dan Pham deu um tom mais emotivo para sua Parker, afinal sabemos bem que as pessoas nos últimos dias desejam passar algo, e seus atos acabaram sendo marcantes tanto pelo que transparece quanto pelos olhares dos demais, o senhorzinho que fez o pai foi incrível também. A garotinha Sydney Kowalske caiu muito bem no papel, sabendo dosar estilo e foi brilhantemente dirigida por Chon, que conseguiu extrair uma química leve e sutil junto dela, não ficando forçado, e assim dando as devidas conexões de pai mesmo com ela, ao ponto que sua cena final é daquelas de arrepiar. Agora se fosse no Brasil o filme, certamente o ator Emory Cohen não poderia sair na rua como acontece com a maioria dos vilões de novela por aqui, pois os atos de seu Denny são daqueles de criar uma revolta interior tão forte, que foi perfeito no que fez, e isso é duríssimo de ver na tela, ou seja, a raiva vem pelo que faz, mas o personagem ganha destaque exatamente por isso. Quanto aos demais, diria que todos foram usados dentro da proposta, sem grandes nuances ou atos chamativos, tendo um leve destaque para Mark O'Brien com seu Ace, mas nada que fosse muito expressivo.

Visualmente a equipe de arte trabalhou bem com os planos reais e com o do sonho/lembrança/imaginário do protagonista de como foi seu abandono pela mãe verdadeira, tendo a casa dele como algo simples e bem trabalhado, o estúdio de tatuagem ligeiramente bagunçado como é a maioria, um hospital aonde acontecem o ultrassom e o parto, a casa da família vietnamita muito bem trabalhada numa festa cultural marcante, e claro a oficina de motos e o assalto bem retratado, além das cenas fortes dentro do supermercado, na mata e no aeroporto, mas também tenho de dar um grande destaque para as cenas no pântano que o jovem vê de uma forma mágica bem simbólica e diferente em sua mente, mas que transmite uma certa paz também para ele.

Enfim, é um filme bem simples, mas com um envolvimento gigantesco que consegue trazer diversos sentimentos com seus atos, e assim vale demais a conferida, seja no Telecine/Globoplay dentro do Festival do Rio, ou alugando nas diversas plataformas de aluguel online, pois certamente vai comover muitos e até fazer refletir sobre o pertencimento às suas origens, e assim dialogar mais com tudo. Vale também o destaque de Alicia cantando "Blue Bayou", então fica a dica, e eu fico por aqui hoje, então abraços e até logo mais.


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