Um Pequeno Grande Plano (La Croisade) (The Crusade)

7/03/2022 11:59:00 PM |

Diria que a ideia de Louis Garrel até foi bem grandiosa de mostrar o ensejo da criançada em tentar salvar o planeta, vendendo todas as coisas paradas das famílias para arrecadar muito dinheiro e criar novos mares e florestas nos desertos, até aí tudo bem, perfeita síntese de "Um Pequeno Grande Plano", porém ele realmente se ateve ao nome e fez um filme pequeno demais, com apenas 66 minutos, o que é considerado por muitos do meio cinematográfico como um média metragem, ou seja, é uma tremenda história, com ideias e ideais incríveis para serem discutidos, com um garotinho perfeito de trejeitos e de sacadas, e o diretor me vai e acelera o filme para um final completamente aberto, com uma sacada simples e só, o que acaba ficando extremamente triste, pois não digo de forma alguma que o resultado final é de um filme ruim, muito pelo contrário, a história é incrível, com boas sacadas e muito mais, que valem horas de discussão sobre essa nova garotada que anda fazendo coisas bem imponentes para tentar salvar o mundo para eles, mas 66 minutos não dá nem pra dizer um oi direito, e ainda colocou todo o processo de "adultização" nas crianças, comendo tempo da história toda. Ou seja, mais 30 minutos pelo menos teríamos um filme perfeito, da forma apresentada apenas ficou bom.

A sinopse nos conta que Abel e Marianne descobrem que seu filho de 13 anos, Joseph, está vendendo seus bens mais valiosos para financiar um projeto ecológico na África. Eles rapidamente entendem que Joseph não é o único, existem centenas de crianças ao redor do mundo em uma missão para salvar o planeta.

Gosto do estilo do diretor e roteirista Louis Garrel, mas ainda prefiro ele atuando do que dirigindo, sendo esse seu terceiro longa, e todos com alguma falta crítica para não termos nuances suficientes, mas temos uma grandiosa evolução, afinal aqui volto a frisar que a história é incrível e valeria pelo menos uma boa discussão sobre o tema, facilmente veríamos os garotos indo a convenções, o processo todo acontecendo, todo um conflito maior e por aí vai, mas acredito eu que ele não acreditou no potencial do seu longa, ou uma hipótese bem grande, veio a pandemia e não gravaram mais tantas coisas ficando o longa perdido de momentos e resolveram fazer todos os devidos cortes para que funcionasse pelo menos, o que pode até ser mais provável, mas só saberemos se vermos suas entrevistas, o que não tive a oportunidade ainda, se alguém souber de algo fica os comentários abertos para colocar. Mas tirando esse defeito leve, o resultado é uma trama leve, com um tema até que forte, que diverte com sutilezas e até agrada de certa forma, valendo a indicação para conferida.

Sobre as atuações, antes mesmo de falar dos pais tenho de falar que o garotinho favorito de Louis Garrel deu show novamente, pois já tinha elogiado a atuação dele em "Um Homem Fiel", e aqui novamente Joseph Engel brilhou do começo ao fim com seu Joseph (aliás, o diretor não gosta de inventar nomes para ele, já que lá também foi chamado de Joseph), e conseguiu chamar muita a atenção com sacadas precisas, dinâmicas imponentes e diretas em seus diálogos, e até mesmo seus ares adultos foram bem curtidos e chamativos, ao ponto de quase passar a mensagem que o garoto já está pronto para tudo, ou seja, deu show. Outra que chamou muita atenção foi a mãe do garoto, Marianne, vivida por Laetitia Casta, que num primeiro momento pareceu meio descrente de tudo, mas depois se entregou bem ao papel e mostrou que sabia bem do que rola no mundo, claro sendo bem convencida pelo filho, e se entregou na jornada proposta com boas sacadas. O diretor Louis Garrel, que gosta sempre de atuar em seus filmes, conseguiu dar boas dinâmicas para seu Abel, se mostrar inicialmente bravo, depois meio perdido com todas as informações e situações, sair andando pensando na vida, e entregar momentos bem marcados, que acabaram agradando e chamando atenção, mas que facilmente poderia ter ido além. Quanto aos demais, diria que todos fizeram bons atos, mas não marcantes ao ponto de chamar tanta atenção, valendo destacar somente Julia Boème com sua Lucile, pela paixonite dela pelo protagonista, mas soou meio exagerado tudo o que rolou ali, então não vou entrar tanto nesse conceito.

Visualmente o longa tem momentos bem interessantes, como a gigantesca maquete no meio de um bosque, que valeria muito mais tempo de tela, temos todo o conflito na casa dos protagonistas, com atos complexos da busca pelas peças vendidas pelo garoto, polêmicos por ter crianças fumando cigarro eletrônico e icônicos por mostrar os jovens bem descontraídos enquanto o pai está andando pela cidade vazia após alerta de isolamento, ou seja, várias construções cênicas simples, porém bem representativas, e para finalizar a mãe andando pelo deserto e vendo o mar surgindo que o guia indica ser uma miragem. Ou seja, não é um filme cheio de cenários, mas que funciona bem e chama a atenção.

Enfim, é um média-metragem interessante, com uma história bacana que valeria um longa-metragem maior, pois as ideias são bem chamativas, e quem sabe a garotada vendo tudo numa amplitude maior fariam o mesmo nas suas casas (só não saiam vendendo tudo dos pais sem avisar senão vai dar conflito, pais brasileiros não são tão calmos e compreensivos como os pais franceses!), e quem sabe também fica a dica para o pessoal pensar num mundo melhor para os seus filhos, cuidando da natureza agora e não esperando o futuro. Então essas foram as principais morais passadas rapidamente pelo filme, e é isso meus amigos, diria que recomendo com a ressalva de saber que não é algo explosivo e chamativo como poderia ser, mas que vale a conferida, e eu fico por aqui hoje, então abraços e até logo mais.


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