Amazon Prime Video - Guerra Sob a Terra (The War Below)

9/13/2022 01:03:00 AM |

Já ando dizendo que estou quase especialista nas guerras só pelo tanto de filme que as plataformas de streaming têm me sugerido, e sinceramente não imaginava que tinham tantos sendo lançados nos últimos anos, afinal só tenho dado play em alguns mais recentes, mas se buscar a fundo vem de tonelada nas plataformas. Dito isso, hoje dei play em um bem diferente sobre os cavadores de túneis da Primeira Guerra Mundial, que basicamente foram civis contratados para entrar no meio dos soldados e cavar até os locais mais indicados para arremessar alguns alemães para os ares, ou seja, "Guerra Sob a Terra" é daqueles filmes intensos, com muita personalidade e situações de risco incríveis que nos deixa nervoso por todos os riscos que podem ocorrer, ou seja, é um filme muito bem trabalhado, cheio de nuances e personagens fortes e carismáticos, que acabamos nos conectando facilmente com tudo o que é entregue, e funciona bem demais com a proposta, e o melhor é bem curto sem enrolações de forma alguma.

O longa que é baseado numa história real nos mostra que durante a Primeira Guerra Mundial, o coronel "Hellfire Jack" traça um plano ousado para quebrar o impasse mortal da Batalha de Messines. Ele recruta um grupo de mineiros locais para cavar um túnel, das trincheiras aliadas às trincheiras alemãs, na esperança de detonar bombas sob o inimigo e salvar o esforço de guerra dos Aliados.

Diria que o diretor e roteirista J.P. Watts teve uma brilhante estreia na posição principal, pois não quis enfeitar demais toda a essência da produção, soube conectar os diversos momentos de uma maneira bem trabalhada, e principalmente foi direto aonde o filme desejava mostrar, que era mostrar como o coronel conseguiu convencer o dono da empresa de liberar seus funcionários, como ele conversou com os escavadores, logo de cara já mostrou a campanha que não se alistava recebia, e na sequência já pôs eles para cavarem, e tudo mais, ou seja, vemos tudo acontecer sem enrolações, sem exageros, e claro ainda mostrando os diversos percalços e medos dos soldados na guerra. Ou seja, um trabalho minucioso muito bem feito, mostrando atitude por parte de um diretor jovem, e que sem errar muito (tem algumas falhas visuais bem marcantes, como as facas das espingardas na cena final, entre outras menos chamativas) entregou algo muito intrigante de ver e conhecer, afinal eu mesmo não sabia que tinham feito desses túneis nas guerras, e foram sacadas muito boas para mandar para os ares os inimigos.

Sobre as atuações, o destaque total fica para Sam Hazeldine com seu William "Bill" Hawkin como um líder realmente dos escavadores, fazendo trejeitos imponentes, e por vezes desesperados, mas passando uma verdade nos atos ali entregues, o que acaba sendo bem marcante e gostoso de ver ele fazer, acertando bem no que precisava para chamar atenção. Além dele, o coronel Hellfire Jack foi muito bem feito por Tom Goodman-Hill, mostrando todo o seu ar superior, mas sendo coeso com as escolhas e direções que colocou para trabalhar o personagem, não sendo nem daqueles soldados arrogantes, nem ficando abaixo de sua posição, agradando bem e chamando para si diversos atos. Ainda tivemos bons momentos com os carismáticos Sam Clemmett com seu Charlie, que teve um ato desesperador e bem marcante além das diversas idas à latrina sofrendo para fazer suas reflexões, e Elliot James Langridge bem trabalhado com seu George, que precisou se impor nos atos finais e agradou bem. E claro não poderia esquecer dos atos fortes e bem diretos de Kris Hitchen com seu Harold e Joseph Steiyne com seu Shorty, ambos contidos em alguns atos, mas bem explosivos em outros, soando marcantes junto da equipe completa.

Visualmente o longa teve boas trincheiras bem representativas com muitos soldados, muitas armas, linhas inimigas com muitos tiros e bombas, os famosos arames farpados separando o caminho, algumas fazendas, e claro todo o ambiente dos túneis, com velas, pás, os troncos para escorar as paredes, e gases saindo e explodindo, ou seja, tudo muito bem representativo da guerra, com os devidos uniformes e simbolismos empregados, além de mostrar também um pouco das casas simples dos protagonistas com suas famílias e objetos simbólicos determinantes. Ou seja, a equipe de arte soube dosar para o orçamento não ser gigantesco, e acertou em cheio na forma representativa simples e direta.

Enfim, é um filme que dei play sem esperar muito e acabei bem comovido e envolvido com todo o resultado todo apresentado, sendo daqueles que vou recomendar com muita certeza tanto para quem gosta de bons filmes de guerra, como um bom exemplar de primeiro filme feito no capricho, e assim sendo deem o play e se divirtam, pois o resultado funciona. E é isso meus amigos, eu fico por aqui hoje, mas como sempre volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...