Diria que o diretor e roteirista Gen Li foi bem simples e direto em seu primeiro filme, de modo que vemos as relações dos jovens e velhos em outro país, vemos a importância das amizades e as devidas conexões bem encaixadas dentro do limiar que é um país oriental, também vemos a quantidade de trabalhos diferentes que muitos acabam se entregando para conseguir dinheiro num intercâmbio, mas a grande simbologia ficou mesmo nas relações afetivas entre funcionários que viram amigos, aqueles que se aproveitam um pouco mais, mas sempre com muito envolvimento e boas conexões. Ou seja, não é nenhum filme memorável, cheio de nuances e desenvolturas, mas tem sua simbologia bem encaixada, e uma direção segura para não deixar o longa sair do eixo que desejava.
Sobre as atuações, diria que todos foram muito bem no que passaram, sem grandiosas e chamativas interpretações, mas todos com boas representatividades dos seus anseios, como da dona do restaurante tentando curar um câncer para conseguir engravidar e ter seu visto definitivo, do rapaz que trabalha e rouba do pai bêbado para se vingar, dos velhinhos que mantém seus rituais de jantar mesmo sendo bem pobres e usando cupons para fazer algo diferente do que a comida de casa, e principalmente o protagonista simples que conecta todos com seu carisma meio que atrapalhado, mas que envolve e tem suas dinâmicas bem colocadas. Não botei os nomes de cada um, pois certamente iria errar, já que são nomes difíceis e nos créditos vem sempre os mil caracteres da linguagem deles, mas foram bem, e isso é o que importa.
Visualmente a trama também é bem simples e direta, com um restaurante bem pequeno, vários pratos interessantes, os esconderijos da polícia imigratória sendo comparado com um aquário de fundo aonde os peixes sabem que serão os próximos a ir para a panela, casas cubículos, passeios de bicicleta e claro os tradicionais karaokês para comemorar a virada de ano. Ou seja, tudo dentro do tradicional, que chama a atenção, mas não vai muito além.
Enfim, é um filme honesto de proposta, que tem bons momentos e chama a atenção pelos simbolismos colocados, não sendo algo muito grandioso, mas que funciona e emociona dentro do que é trabalhado na tela, então fica a dica para quem gosta de conhecer um pouco mais de outras culturas, afinal está de graça, e eu fico por aqui agora, então abraços e até logo mais.
0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...