HBO Max - A Extorsão (La Extorsión) (The Extortion)

5/22/2023 01:09:00 AM |

Sou um fã incondicional do cinema argentino, tanto que estava sem a HBO Max há algum tempo e hoje voltei a assinar apenas para conferir o longa "A Extorsão", que claro irei ver mais coisas por lá, mas a essência de uma trama até simples se olharmos a fundo de um piloto que acaba se envolvendo num mundo criminoso para ocultar algo que descobriram sobre ele, acaba se desenvolvendo de maneira tão impressionante que não conseguimos tirar os olhos do protagonista, ficamos pensando como ele conseguiria sair sem ser morto, e como ir além, e a escolha do fechamento foi realmente a de se chamar inteligência, pois tudo poderia dar muito errado, mas funcionou e acabou agradando bastante. Claro que o filme tem alguns defeitos e exageros, mas a trama tem estilo e sabe ir por meios tão bem colocados que acabamos nos envolvendo com tudo, valendo demais o play.

A sinopse nos conta que um experiente piloto de avião, à beira da aposentadoria, é obrigado a colaborar com os serviços de inteligência de seu país para evitar ser punido por um erro grave que cometeu no trabalho. Ele é rapidamente mergulhado em um submundo de intriga e extorsão que colocará sua vida em risco e ele pagará um preço muito alto para escapar disso.

Diria que o diretor Martino Zaidelis soube brincar bem com cada elemento da trama, e principalmente com a qualidade dos atores, pois a ideia em si é bem simples, mas o estilo do filme consegue prender o expectador para toda a essência trabalhada, de tal forma que acabamos torcendo pelos protagonistas. Claro que talvez o roteiro pudesse ter criado alguns atos mais densos e fortes como os atos no aeroporto pós viagem sem a mala, que aí veríamos ainda mais do ator com receio de tudo o que está fazendo, porém acredito que o longa iria para um rumo ainda mais de suspense policial do que de drama que é aonde a cadência foi colocada. Ou seja, a direção e o roteiro em si foram impecáveis, mas dava para ir ainda mais além com pouquíssimas mudanças de estilo.

Sobre as atuações, é muito fácil falar de Guillermo Francella, pois o ator tem um estilo próprio de olhares, não entrega nem comicidade demais nem dramaticidade de menos, ficando sempre no meio do caminho que permeia vários rumos, e com um esse estilo ele consegue convencer bem quem o assiste, de tal forma que seu Alejandro tem todos os semblantes e personificações possíveis, e seu ato final foi bem marcado e cheio de impacto, ou seja, deu show em cena. Pablo Rago também foi bem imponente com seu Saavedra, trabalhando um poder de persuasão tão forte que nem que o protagonista fosse o melhor homem do mundo cairia no golpe facilmente, pois o estilo que pegou para trabalhar é muito convincente e chama demais a atenção. Ainda tivemos bons atos com Guillermo Arengo com seu Fernando, que sabemos que um amigo para trair a confiança precisa estar bem encrencado, mas tudo o que faz em cena, não sei se teria a capacidade de perdoar não, e isso mostra que o ator se entregou demais. Outro que foi bem com um ar meio que malvado, meio que vingativo foi Alberto Ajaka com seu Porchietto, trabalhando no limiar da loucura. E dentre os demais valem leves destaques para Andrea Frigerio como a esposa do protagonista e Carlos Portaluppi como o chefe da polícia aduaneira Aldana, mas ambos mais como ligações de tudo do que com grandes expressividades.

Visualmente a trama foi bem montada com várias cenas dentro de uma cabine de avião, alguns atos em aeroportos, muitas trocas de malas em um vestiário e alguns atos em hotéis, além claro da casa do protagonista e do amigo, e alguns momentos em negociações em salas de gerencias, de modo que tudo foi bem detalhado e simbólico para funcionar nos devidos momentos, de forma que o principal elemento acaba sendo as malas, mas a boa sacada final dos apartamentos foi precisa e marcante, mostrando bons elos da direção e da equipe de arte.

Enfim, é um filme bem interessante que dava para ter ido mais além para causar mais tensão, mas ainda assim mantém bem como um tradicional filme argentino com estilo e bom envolvimento dos atores, que conseguem trabalhar suas emoções e prender o espectador com toda a história, e sendo assim já vale com certeza o play, então fica a dica. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...