Netflix - Amor Esquecido (Znachor) (Forgotten Love)

10/07/2023 09:02:00 PM |

Quando vou escrever meu texto e pegar os nomes originais dos filmes e às vezes a versão em inglês para dar um movimento a mais no site costumo ver os outros nomes, traduzir ao pé da letra o nome original e tudo mais, e olhando os demais países vi que a tradução original seria "Charlatão" ou como os argentinos colocaram "O Curandeiro", ou até mesmo a versão francesa é boa "A Cura Para o Esquecimento", aí vem o Brasil e os Estados Unidos com "Amor Esquecido"!! Acredito que a intenção deles era vender realmente como o longa se parece mais como uma novela gigante do que como um filme realmente, cheia de dinâmicas e desenvolturas que até entregam bons atos, mostram o homem com amnésia tratando vários pobres das vilas, e claro o amor meio que proibido de uma garçonete com um conde, que até entrega algo bonito de ver, que tem um certo envolvimento, e que conseguimos nos conectar com tudo, mas a estrutura em si é de uma novela que facilmente entrega uns 220 capítulos nos 140 minutos de exibição é bem claro durante todo o tempo. Claro que já vi outros dramas românticos poloneses, e esse é bem o estilão deles, que cria essa desenvoltura mais trabalhada entre vários personagens e dinâmicas, então para quem curte o estilo, vai adorar o resultado completo, mas do contrário é melhor fugir.

A sinopse nos conta que o professor Rafał Wilczur é um excelente médico que trabalha em uma das mais renomadas clínicas do país e que, em decorrência de uma série de acontecimentos inesperados, perde a família e a memória. A partir desse momento, ele viaja pela Polónia e encontra sua nova morada na pequena aldeia de Radoliszki. Embora não se lembre de seu passado médico, ele ajuda os moradores locais e é rapidamente aclamado como um curandeiro. Será que uma incrível série de eventos o fará encontrar sua identidade e sua família?

Diria que o diretor Michal Gazda foi bem coerente na refilmagem do clássico polonês de 1982, conseguindo desenvolver boas dinâmicas e intenções, sabendo aonde colocar cada elo bem estruturado da trama e claro criando toda a ambientação de época para que o filme tivesse um estilo melhor colocado dentro da proposta. Ou seja, não sei o quanto ele conseguiu puxar da ideia original, o quanto se espelhou na ideia, mas com a grandeza de séries hoje tão detalhadas, e claro as novelas de época que tanto fazem sucesso no mundo, diria que o diretor teve um trabalho bem minucioso para que seu filme não se alongasse demais, afinal são muitas coisas que ocorrem, e como disse no começo o sentimento é de ver uma novela de época inteira acontecendo e funcionando bem sem cansar, ou seja, um resultado bem feito e inteligente.

Sobre as atuações, diria que Leszek Lichota segurou bem todas as dinâmicas de seu Rafał Wilczur/Antoni Kosiba trabalhando olhares e envolvimentos, passando bem toda a síntese de uma pessoa sem memória alguma, mas ainda dominando bem da arte de ser médico, e conseguiu envolver bastante com suas cenas, sem ser grandioso, mas agradando com estilo. Maria Kowalska fez sua Marysia com graciosidade, mas também sendo bem imponente nos atos mais duros seus, não se deixando como uma mulher livre e fácil, mas também usando de seus artifícios. Tivemos ainda momentos bem colocados de Ignacy Liss com seu conde e Anna Szymanczyk com sua Zoska, encaixando claro as sínteses dos dois protagonistas, entre muitos outros que acabam aparecendo e tendo conexões, afinal como já disse a trama tem bem um estilo novelesco, e assim acabam entrando bem em cena, mas não sendo tão utilizados.

Visualmente claro como é uma trama de época tivemos figurinos marcantes, tavernas com festas e muitas bebidas, várias cirurgias bem imponentes, um uso da medicina com algumas ferramentas e coisas bem fora do usual, que acabam chamando para o lado do curanderismo, mas tudo bem encaixado mostrando claro o lado dos mais pobres e também as riquezas da família do conde. 

Enfim, é um filme que não chega a ser cansativo, que tem um estilo bem próprio, que quem curte séries e novelas vai gostar bastante e acabará se envolvendo com os personagens, mas confesso que esperava algo mais próximo a um drama romântico com menos personagens para se desenvolver, e assim não entrei tanto no clima do longa, mas ainda assim recomendo ele com essas ressalvas, pois não é algo que tem falhas de roteiro, nem desenvolturas que atrapalhem o resultado final. E é isso meus amigos, fico por aqui agora, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


2 comentários:

pira disse...

Assistí e super recomendo, muito bom mesmo. Uma pena que a Netflix não seja organizada o suficiente para possibilitar a Recomendação que gostaríamos de fazer a amigos que usam Plataformas de outro pais... eles usam diferentes nomes..

Fernando Coelho disse...

Hummm interessante pira... não sei como você imagina esse tipo de indicação? Aqui ao menos eu procuro por o nome em português, o nome original no país do filme e também o nome em inglês, para sempre ficar mais fácil a procura... abraços!

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...