Aquaman 2: O Reino Perdido em Imax 3D (Aquaman and The Lost Kingdom)

12/21/2023 12:31:00 AM |

É muito engraçado como um filme que é muito esperado pode ser visto na telona, pois duvido quem não tenha lido qualquer coisa em diversos milhões de sites falando que "Aquaman 2: O Reino Perdido" era uma bomba imensa, que já tinham feito uma tonelada de sessões testes e nem com mil recortes conseguiriam entregar algo decente, outros mil faziam campanha para que Amber Heard fosse cortada do filme, e muitas outras coisas, e dessa forma fui para a sessão esperando o básico: que fosse um bom longa de super-herói com boas cenas de ação e efeitos interessantes por estar sendo vendido como algo filmado em Imax 3D, e acabei recebendo um longa bem divertido (até exagerado nesse sentido cômico) com uma boa intensidade, que não fica de enrolação, entregando novos e bons personagens, e ainda dando toda uma nuance climática bem marcada que acaba chamando atenção também. Ou seja, passa bem longe de ser um filme que você aplauda no final, que saia gritando mundo afora que é o melhor da DC, mas que não chega também nem perto de toda a bomba que haviam cantado durante vários meses, então vá conferir como um bom passatempo e sairá satisfeito com o que verá.

A sinopse nos conta que tendo falhado em derrotar Aquaman pela primeira vez, Arraia Negra, ainda movido pela necessidade de vingar a morte de seu pai, não vai parar até derrubar Aquaman de uma vez por todas. Desta vez, Arraia Negra está mais formidável do que nunca, empunhando o poder do mítico Tridente Negro, que desencadeia uma força antiga e malévola. Para derrotá-lo, Aquaman recorrerá a seu irmão preso Orm, o ex-rei da Atlântida, para forjar uma aliança improvável. Juntos, eles devem deixar de lado suas diferenças para proteger seu reino e salvar a família de Aquaman, e o mundo, da destruição irreversível.

Sou suspeito para falar de James Wan, afinal considero ele como um dos melhores diretores dos anos 2000, e realmente com todos os textos que vinha lendo sobre o filme estava com muito medo dele estar queimando sua carreira consolidada com algo que não fosse bom ao menos, mas como já escrevi em outros textos e discussões, #EmWanEuConfio, e ele não desapontou com o resultado final entregue, pois mesmo que tenha saído bastante da sua zona de conforto com um roteiro exageradamente cômico, ele conseguiu trazer nuances fortes e densas para alguns bons momentos do filme, e principalmente fazendo muita coisa embaixo da água, contando com personagens diferentes, muita luta corpo a corpo e armas bem imponentes, ou seja, ele conseguiu fazer com que o filme funcionasse para fechar bem o elo do famoso "Snyderverso" que acabou não decolando como era esperado. Claro que o filme tem falhas, tem alguns pontos que o diretor poderia ter melhorado para impactar mais, poderia ter colocado mais violência para que o filme não ficasse tão "família", mas essa não era a proposta, então entregou bem uma sessão da tarde, e será curtido dessa forma por quem for conferir sem esperar muito dele.

Quanto das atuações, em filmes desse estilo o que queremos ver é toda a explosão de personagem, e Jason Momoa se divertiu demais com seu Aquaman/Arthur Curry, sendo notável isso na tela, e claro que como roteirista também do longa ele se jogou por inteiro, fez trejeitos e interações com todos, bateu aos montes, montou e tudo mais, de tal forma que chega a ser até gostoso ver como ele estava gostando de fazer seu papel, ou seja, é uma pena que não vão utilizá-lo mais no novo Universo da DC, pois ele fez com gosto o personagem. Patrick Wilson é daqueles atores que tem uma certa imposição cênica em seus atos, de tal forma que seu Orm é muito certinho, muito regrado, e o ator até tentou se jogar em uma ou outra cena de luta, mas não parece ser muito o que queria estar fazendo, não sendo ruim, mas não pareceu confortável em cena. Yahya Abdul-Mateen II teve muita personalidade para fazer com que seu Arraia Negra ficasse ainda mais imponente do que no primeiro filme, e conseguiu chamar muita atenção na tela, criando dinâmicas fortes, lutando com muito impacto, e claro impostando sua voz nos atos mais incorporados pelo demônio do tridente, ou seja, trabalhou muito bem com tudo o que precisava para chamar atenção. Amber Heard teve muitas cenas bem trabalhadas com sua Mera, mas não teve o destaque que poderia para chamar mais atenção, de forma que Nicole Kidman foi mais usada com sua Atlanna de forma que Mera se mostrou muito forte, com poderes bem colocados e Atlanna usou mais o senso de emoção e discurso, o que acabou sendo interessante de ver. Ainda tivemos bons atos com Randall Park com seu Dr. Shin e Jani Zhao como Raia, mas valeria dar um bom destaque para todos os nove bebês usados para fazer o filho do protagonista, que teve bons atos de carisma, mas como não sei qual foi usado nos atos que mais gostei, vou apenas falar que o bebê foi muito bem em cena.

Visualmente não tem nem como negar, o longa é 99,9% computacional, de modo que acho que até a casa de Tom Curry não é uma locação existente no Havaí, mas isso não é algo que importe, pois mostraram cenas bem imponentes de batalhas, túneis, naves e barcos bem marcantes, toda uma fábrica tóxica poluente para superaquecer o mundo (acho que isso realmente existe, já que tá um calor monstro cada dia maior!), e claro muitos cabelos voando e detalhes bem interessantes de efeitos tecnológicos que acabaram chamando ainda mais atenção na sala Imax em 3D, aliás as cenas da floresta pareciam emprestadas de "Avatar" pela beleza e cores, e que claro colocaram alguns momentos de coisas saindo para fora da tela com boa proximidade para os amantes do estilo, então fica a dica.

Enfim, volto a dizer que fui conferir esperando algo muito ruim, e saí feliz com o resultado, de tal forma que muita coisa poderia ser melhorada, poderiam ter desenvolvido um pouco mais os conselhos atlantes, poderiam ter feito mais cenas na floresta e na usina tóxica, mas estaria pedindo algo que acabaria se alongando demais, então recoloco ele como um bom passatempo de fechamento de um Universo que foi idealizado lá trás e teve muitos percalços pelo caminho, que até funcionou para alguns, mas que muitos odiaram, então fica a dica para não ir esperando muita coisa que acabará feliz com o resultado. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...