Quem Fizer Ganha (Next Goal Wins)

12/17/2023 11:41:00 PM |

Quem me acompanha por aqui sabe que gosto bastante de longas esportivos, geralmente por entregar casos de superação que acabam emocionando, e claro também por mostrar os perrengues até conseguir chegar no objetivo, pois mesmo sabendo como tudo vai se desenrolar, entro no clima e me divirto bastante. E fui conferir o longa "Quem Fizer Ganha" bem esperançoso de ser algo extremamente divertido e bem maluco, afinal é baseado na história real do treinador contratado pela Samoa Americana após perder para a Austrália por 31x0 nas Eliminatórias da Copa do Mundo em 2001, e também dirigido por Taika Waititi que sempre entrega tramas com muita irreverência, porém o longa ficou bem no básico, sendo trabalhado de um modo simples na tela, com poucos atos inspiradores, mas que funciona como algo representativo da cultura do país não ser algo tão voltado para o futebol realmente, mas que com força de vontade conseguiu jogar e claro dar uma nova vida para um treinador em crise. Claro que o filme poderia ser muito mais imponente, mas o resultado é interessante e agradável, então quem for sem muitas expectativas acabará curtindo o que verá.

O longa traz a história do time de futebol da Samoa Americana que sofreu a pior derrota da história da Copa do Mundo, perdendo para a Austrália por 31 a 0 em 2001. Com a Copa do Mundo de 2014 se aproximando, um treinador rebelde e sem sorte é recrutado para ajudar a mudar o destino do time. Agora, o técnico precisa superar todo o impacto cultural sentido ao chegar na pacata Ilha do Pacífico e o drama de sua decadente carreira para levar a seleção nacional a conquistar seu principal objetivo: marcar o primeiro gol de sua história.

Gosto bastante do estilo de direção de Taika Waititi, e aqui ele soube deixar bem a trama com a sua cara, sendo algo dinâmico e bem colocado, com atos bem trabalhados numa comicidade mais sutil, e procurando manter o mais original possível da história para que o filme não fugisse para algo ainda mais maluco, porém aí é que entra o peso que faltou para o filme ter um charme a mais, essa desenvoltura ficcional que se não for bem colocada deixa a trama morna demais, e aqui a trama tinha tudo para ir muito mais além, só que o diretor optou pelo básico e o resultado acaba sendo interessante para conhecer um pouco mais dos motivos que levou o time a tomar essa goleada, e claro um pouco da cultura do país (bem pouco para falar a verdade), mas que faltou futebol, faltou interação esportiva, e claro, comicidade.

Quanto das atuações, Michael Fassbender deu boas nuances para seu Thomas Rongen, colocando bem o estilão meio explosivo dele, criando atos bem marcados e direcionados, ao ponto que convenceu bastante com o que fez, e foi sincero no olhar técnico e na desenvoltura escolhida, e o melhor é que ao final vemos o verdadeiro Thomas e ele ficou bem parecido até nas atitudes. Oscar Knightley trabalhou seu Tavita com um estilo bem diferente, cheio de personalidade, com mil profissões e sendo até engraçado de ver alguns de seus trejeitos na tela. Ainda tivemos muitos outros personagens icônicos no time, alguns mais chamativos, outros menos, mas sem dúvida o destaque recaiu para Kaimana que fez sua Jaiyah bem imponente e representativa, afinal foi o primeiro jogador transgênero a disputar uma eliminatória de copa do mundo, ou seja, foi bem marcante suas cenas na tela.

No contexto visual a trama foi bem simbólica, mostrando um campo simples, casas simples, e até um programa de TV bem simples do país, alguns treinamentos, alguns atos em praias e na igreja, mostrando alguns almoços coletivos das famílias, e claro a rixa entre os times da Samoa Americana com Tonga, sendo algo bem bacana de ver, mas sem grandes nuances.

Enfim, diria que é um filme leve e gostoso para conhecer mais sobre o que aconteceu nessa época, não sendo algo que você vá falar que marcou sua vida, que riu para valer, mas que funcionou dentro do que se propôs a fazer, então fica a dica para a conferida. E é isso meus amigos, fico por aqui hoje, mas volto em breve com mais textos, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...