Netflix - Enfeitiçados (Spellbound)

12/03/2024 12:29:00 AM |

Uma coisa que certamente veremos muito em breve são longas de animação cada vez mais bem trabalhados dentro da Netflix, afinal a Skydance Animation assinou um contrato de produção de vários filmes para serem exibidos no streaming, e quem ganha com isso é o público, pois a qualidade da produtora é daquelas que procura trabalhar bem texturas, e principalmente colocar temas bem mais envolventes dentro de suas histórias, não sendo apenas algo jogado para divertir, ou seja, é um longa completo que facilmente agrada toda a família. Dito isso, o longa "Enfeitiçados" até tem uma pegada interessante que ao final acaba sendo bem mais densa do que parecia, que talvez gere algumas controvérsias nas discussões familiares, mas que acaba sendo bacana de se pensar como foi introduzida para os pequenos. Só diria que o miolo é um pouco arrastado demais, e que dava para algumas das situações não serem tão cantadas, ou então encontrar ritmos diferenciados que não fossem apenas o orquestrado, pois ali muitos podem destoar e mudar de canal, afinal já disse isso outras vezes, que no cinema a opção é o cidadão ir embora bravo por ter pago o ingresso, já no streaming com tudo pago, é só trocar o filme ou ir dormir que já está pago mesmo pelo mês todo.

O longa acompanha as aventuras de Ellian, a tenaz princesa que precisa sair em uma ousada missão para salvar sua família e seu reino depois que um misterioso feitiço transforma seus pais, o rei e a rainha de Lumbria, em monstros.

Quase ninguém lembra da diretora e roteirista Vicky Jenson, mas ela foi a responsável por começar a saga "Shrek" lá no começo dos anos 2000, ou seja, ficou um pouco desaparecida do meio, mas voltou com um estilo próprio que pode ser que pegue bem, afinal trabalha um tema complexo que é a quebra familiar, que desenvolvido com muitas cores, músicas e texturas acaba fluindo bem na tela, sendo daquelas obras que talvez alguns estranhem ver de um modo simbólico, mas que acaba tendo um resultado interessante na tela, que só não é melhor pelo exagero musical, que até concordo de uma boa animação ter cantoria, mas a cada minuto como ocorre aqui é meio forçado, e talvez pelo ritmo dar uma desacelerada no miolo, que chega a cansar, mas no restante ela mostrou o motivo de ter feito tanto sucesso no passado com personagens carismáticos em segundo plano e que juntos conseguem passar a mensagem subliminar.

Como costumo fazer com animações, optei por ver a trama dublada, e claro que fizeram todas as canções nas versões nacionais, e assim transmitiram mais carisma para os personagens na tela, de forma que a protagonista Ellian é bem cheia de dinâmicas, tem uma personalidade forte, mas ainda assim é meiga, e seu tom funciona para toda a proposta da trama. Os pais transformados em monstros são divertidíssimos, com uma pegada bem maluca no melhor estilo de cães gigantes se atacando e brigando o tempo inteiro, mas também perseguindo os demais que não gostam, fora brincar com tudo. O pequeno bichinho roxo tem boas dinâmicas e quando encontra com seus demais fazem a bagunça ficar completa. E os demais trabalharam boas entregas, meio que só de correria, tendo destaque para os oráculos por serem meio diferentões, mas nada que chame muita atenção.

Visualmente a trama é belíssima, recheada de cores, de cenários, efeitos e personagens, tudo com muita textura, muitos elementos desabando no castelo pelos bichões saírem pulando para todos os lados, e que junto de um pouco de magia com o controle remoto dos oráculos deram um brilho a mais para tudo, o veículo cinco estrelas deles também foi bem sacado, entre outros elementos que funcionaram como símbolos na jornada de todos, tendo os obstáculos para desviar a atenção, o fator desapego e até mesmo o olhar somente para si que teve uma boa representatividade na tela.

Enfim, é uma animação bonitinha que tem uma pegada lúdica interessante, e que funciona para emocionar de certa forma ao passar boas lições para famílias que brigam demais e que por vezes até se separam, e como isso fica para a criança, e assim sendo vale a dica para conferir e refletir. Claro que tem seus defeitos, que já falei mais para cima, mas é agradável e divertida, então vale o play. E é isso pessoal, fico por aqui hoje, mas volto amanhã com mais dicas, então abraços e até logo mais.


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em meu site... desde já agradeço por ler minhas críticas...