Em Qualquer Lugar, A Qualquer Hora (Anywhere, Anytime)

4/25/2025 08:21:00 PM |

Ando dizendo que já virou praxe todo Festival ter algum filme com refugiados tentando sobreviver de modo legal sem os papéis do país aonde estão, e "Em Qualquer Lugar, a Qualquer Hora" usa bem esse mote de uma forma simples, porém bem representada na tela, aonde vemos que quando a coisa desanda, ir pelo pior caminho é um rumo que não vai melhorar, e assim mesmo sem ter grandes atos, o filme acaba entregando algo bem leve e chamativo na tela, pelos olhares de um diretor que consegue enxergar bem a vida de imigrantes.

O longa nos conta que Issa é um jovem imigrante senegalês sem documentos, que tenta sobreviver como pode em Turim, na Itália. Quando é demitido por seu antigo empregador, que teme ser multado pela polícia, um amigo o ajuda a começar a trabalhar como entregador de aplicativo. Esse novo trabalho lhe dá uma sensação de segurança e liberdade, pedalando pela cidade e no controle de seu próprio destino. Porém, essa recém-adquirida estabilidade desmorona rapidamente quando, durante uma entrega, a bicicleta na qual ele gastou todo o seu dinheiro é roubada.

Diria que o diretor e roteirista iraniano Milad Tangshir soube transportar o que anda vendo em muitos países da Europa, de modo que a entrega na trama italiana é bem focada no jovem protagonista em seu dia conflito, aonde talvez pudesse ser até mais emocional na tela, pois de cara já dá para saber o que vai acontecer em menos de 20 minutos de filme, e a simbologia trabalhada pelo diretor nem vai por rumos mais autênticos. Ou seja, é uma trama básica que já vimos muitas vezes, mas que tem seu desenvolvimento bem colocado na tela ao menos, o que acaba agradando.

Quanto das atuações, Ibrahima Sambou trabalhou seu Issa como qualquer outro agiria como tudo que ocorre com ele, ficando inicialmente agoniado, depois revoltado, passando pelo ódio, e a revolta, e sabendo desenvolver bem o que o diretor precisava mostrar acabou sendo simbólico e funcional na tela. Quanto aos demais atores, praticamente todos são apenas elos de conexões, então nem vale falar muito de cada um valendo apenas citar Moussa Dicko Diango com seu Mário carismática e disposto a ajudar o "amigo".

Visualmente a trama trabalha a Itália vista pelo olhar dos imigrantes, indo em feiras, conjuntos habitacionais, prédios de aglomerações, e claro o mundo das entregas de delivery com muitas bicicletas.

Enfim, é um filme bem básico, que não impressiona tanto quanto poderia, mas que tem sua boa pegada, valendo como dica para quem for conferir ele. E fico por aqui agora meus amigos, mas lá vou eu conferir mais um longa do Festival de Cinema Europeu da Imovision, então abraços e até daqui a pouco.


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